ÁREA DE ATUAÇÃO


Apneia do Sono
APNEIA DO SONO

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada pela interrupção parcial ou total da respiração durante o sono, por um período mínimo de 10 segundos, podendo passar de um minuto. 
O problema provoca sonolência diurna excessiva, ronco, enxaqueca durante o dia, desordens respiratórias e cardiovasculares, além de diminuição da libido e sinais de depressão. As causas da SAOS estão associadas a diversos fatores, como o estreitamento das vias aéreas, obesidade, crescimento de cornetos, adenóide e língua. O uso do álcool também pode ser um fator agravante do quadro.

Estudos epidemiológicos indicam que a ocorrência dessa síndrome pode aumentar com a idade do paciente, podendo chegar a números que variam de 28 a 67% em homens com 60 anos e 20 a 54% em mulheres acima dos 60 anos. Outros fatores que podem aumentar esses índices são o diabetes (50% dos pacientes diabéticos desenvolvem a síndrome) e a obesidade (77% dos obesos apresentam a doença). Hipertensão, insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio também estão diretamente associados à apneia.

Um dos procedimentos para se diagnosticar os distúrbios do sono é a polissonografia, exame de monitoramento do sono do paciente, que objetiva investigar as causas e a gravidade das doenças.

Dentre as alternativas de tratamento, uma pode ser o uso do CPAP,  uma máscara que injeta ar, melhorando o padrão respiratório do paciente, durante todo o tempo em que dorme.

Caso seja diagnosticado somente o ronco ou a apneia leve, o tratamento poderá ser realizado pelo cirurgião-dentista, através do uso de um aparelho intra-oral específico, com finalidade de projetar a mandíbula, facilitando a passagem de ar durante o sono, mas que em alguns casos, podem desenvolver dores de ATM (articulação temporo mandibular).

Nos casos de retrognatismo maxilo-mandibulares, a opção de tratamento seria a cirurgia ortognática, com o objetivo de reposicionar anteriormente os maxilares, aumentando o espaço aéreo faríngeo, melhorando a passagem de ar, diminuindo ou eliminando o ronco e a apneia.

O ideal é que o paciente seja avaliado pelo médico pneumologista e pelo cirurgião buco maxilo facial.


Praça da Bíblia, 3336 | Edf. Cemed - Sala 601 | Umuarama - Pr | 44 3622-6161