CARGA IMEDIATA
A terapia clássica com implantes dentários se faz, com a instalação do implante, colocação de uma tampa de cobertura sobre ele e fecha-se a gengiva, permanecendo de
Pesquisas estão sendo realizadas na tentativa de diminuir o tempo de espera até a colocação da prótese. Dentro desta situação existe a possibilidade de se instalar os implantes e na mesma sessão já colocar a prótese dentária; ou seja em poucas horas o paciente deixa uma fase de ausência dentária, ou uso de dentaduras e sai do consultório com uma prótese fixa sobre implantes; sendo esta opção chamada de “carga imediata”.
A carga imediata necessita de alguns pré-requisitos para que possa ser utilizada com sucesso. Dentre eles, podem ser citados:
Ø Deve-se alcançar uma estabilidade primária mínima do implante, ou seja, o implante deverá ser instalado com uma pressão mínima que permita a instalação imediata da prótese;
Ø O implante deve ser instalado em áreas onde não apresentem enxertos ósseos.
Ø Em caso de instalação de mais de um implante, o ideal é que a prótese seja confeccionada de modo a unir os implantes, com o objetivo de distribuir as forças da mastigação.
Ø Em caso de implante unitário, o ideal é a confecção de prótese provisória sobre este implante, apresentando um contato oclusal bastante discreto.
Independente da possibilidade de se realizar a carga imediata ou esperar aproximadamente 4 meses para ser colocar uma prótese fixa sobre os implantes, os pacientes NUNCA ficam sem dentes, em nenhum período do tratamento.
A instalação de implantes é realizada em ambiente de consultório odontológico, podendo ser realizado a nível hospitalar também. É um procedimento rápido, realizado sob anestesia local, geralmente indolor, onde o paciente recebe um preparo pré-cirúrgico, que inclui medicações próprias a cada caso; e após a cirurgia são necessários alguns cuidados por determinado período de tempo.